sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Governo descarta sabotagem e falta de investimento em apagão



O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afastou hoje (26) a possibilidade de sabotagem nos quatro eventos de falta de energia que ocorreram em pouco mais de um mês. Segundo ele, um ato de vandalismo teria causado danos aos equipamentos, que não foi verificado nesses casos.
Raul Golinelli/Futura Press
Foto durante apagão que começou por volta da 0h desta sexta-feira, em Salvador, na Bahia

Perguntado sobre a hipótese de sabotagem, o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que o governo “trabalha para aprofundar todas as alternativas, mas de forma serena”. Para ele, a ocorrência de quatro eventos de falta de energia em pouco mais de um mês, com causas parecidas, foi classificada como um “evento raríssimo de ocorrer, com probabilidade quase zero”.
ALAN SAMPAIO/iG BRASILIA
O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, descartou a hipótese de sabotagem

Zimmermann, que coordenou a reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico ocorrida hoje (26), disse que, em todos os eventos recentes, houve falhas na proteção primária dos equipamentos, o que acabou estendendo a falta de energia para diversas regiões.
A falta de energia na madrugada de hoje deixou 100% do Nordeste e 77% dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão sem energia.Segundo o ONS, o problema foi provocado por um curto-circuito na linha de transmissão entre Colinas (TO) e Imperatriz (MA), que interliga os sistemas Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste.
Uma equipe de técnicos já foi enviada para as subestações que apresentaram falhas a fim de avaliar as causas do problema, e deve apresentar alguma conclusão na próxima semana. José Ragone, presidente da Taesa, empresa responsável pela linha de transmissão, explicou que a causa primária do problema provavelmente foi uma descarga elétrica que ocasionou uma sobrecarga na linha de transmissão, que acabou sendo desligada por falha do sistema de proteção.
Este foi o quarto problema de abastecimento de energia registrado no país em pouco mais de um mês. No dia 22 de setembro, um incêndio em um transformador na Subestação de Imperatriz (MA) atingiu as regiões Norte e Nordeste.
Na madrugada do 4 de outubro, uma pane em um transformador de Furnas em Foz do Iguaçu (PR) causou falta de energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No dia 19 de outubro, o Distrito Federal ficou sem energia, com o desligamento de linhas de transmissão da Companhia Energética de Brasília (CEB).
Zimmermann disse que o governo também trabalha para restabelecer a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro. “O sistema elétrico brasileiro foi planejamento para operar em determinado nível de confiabilidade. Se há redução dessa confiabilidade, como agora nessa sequência de eventos, tem que tomar ações necessárias para restabelecer essa confiabilidade que foi projetado para isso”.

Fonte:IG.com

O apagão que atinge o Nordeste no início da madrugada desta sexta-feira (26) ficou entre os tópicos mais comentados do Twitter e tem provocado polêmica devido a alguns comentários preconceituosos de usuários da rede.
Um internauta identificado apenas como @HumorNegroo  postou o seguinte comentário:  "apagão no nordeste e só agora fui descobrir que lá tinha energia elétrica kkkkk”.
Já o perfil  @hadoucken escreveu: "gente não sei pra que zuar o nordeste pelo apagão quem vê pensa que eles tem tanta coisa assim pra ligar na tomada”.
Os comentários provocaram discussões acaloradas na rede e troca de ofensas. Alguns usuários postaram comentários chamando atenção do Ministério Público a posts considerados ofensivos. Além disso, alguns usuários estão respondendo às ofensas com mais ofensas.
Em resposta  às ofensas, o perfil  @ApontandoEstudo disse:  "Fazer piada com o #apagao do Nordeste só mostra o quão ignorante você é, apontam estudos.”
O perfil  @semprebahia  também rebateu os preconceitos: "Nessas horas que vemos o preconceito com os nordestinos... Tantas piadas de mal gosto! Ridículo!”

Fonte:Diário do Nordeste

O ONS confirmou falta de energia na região.
AL, BA, CE, MA, PE, PI, PB, RN, SE e parte de PA, TO e DFforam atingidos.

Rua de Recife iluminada por faróis de carros e pela lua (Foto: Heudes Regis/JC Imagem/Estadão Conteúdo)
Um apagão afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26).
Foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, confirmou a falta de energia na região a partir da 0h14, porém, não sabe dizer ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão. Segundo o órgão, a luz foi restabelecida em Tocantins e Pará pouco depois de 1h30 (hora local).
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Foto: Brunno Suênio/GP1
O candidato do PSDB, Firmino Filho deixou a superintendência da Polícia Federal às 11h30 de hoje onde passou uma hora e meia com o superintendente Nivaldo Farias, pedindo apoio para o desmantelamento de um suposto esquema de compra de votos que estaria sendo montado pelos seus adversários para o dia da eleição.

À saída, Firmino revelou aos jornalistas ter recebido denúncias de que adversários seus estariam cadastrando pessoas para o dia da eleição. 

O candidato a prefeito Firmino Filho revelou também ter recebido denúncias de que um esquema envolvendo partidários de setores que perderam a eleição em Timon estaria fazendo igualmente cadastros de eleitores teresinenses residentes naquela cidade, envolvendo o aluguel de vans para transporte dessas pessoas no dia da eleição.
Fonte: GP1 / Feitosa Costa

TCE bloqueia primeira prefeitura que impediu "governo de transição"


TCE bloqueia primeira prefeitura que impediu "governo de transição"
Prefeito Raimundo Louro / Prefeito eleito Raimundo Alves

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou o bloqueio imediato das contas do município de Piracuruca (a 196 km de Teresina), nesta quinta(25). A decisão aconteceu porque o atual prefeito, Raimundo Vieira de Brito, não instalou a comissão de transição para que o prefeito eleito, Raimundo Alves Filho, tivesse acesso às informações sobre o funcionamento da administração municipal. 
Pela decisão, aprovada em plenário, os responsáveis pelas contas municipais ficam proibidos também de realizar quaisquer operações financeiras, através de sistemas eletrônicos, cheques ou outro meio. Fica permitida somente a realização de depósitos ou transferências para aplicação financeira que visem a preservar o poder aquisitivo dos recursos públicos.
O relator do processo, Conselheiro substituto Jaylson Campelo, determinou que o prefeito apresente as folhas de pagamento de pessoal, bem como os documentos de despesas inadiáveis nas áreas de saúde e educação para a liberação dos recursos nos valores correspondentes, de forma a não prejudicar os servidores, nem os serviços essenciais ao município. Os conselheiros decidiram, ainda, pela realização de auditoria na Prefeitura Municipal de Piracuruca.
A medida atende a uma decisão do TCE, em conjunto com os outros órgãos de controle externo, para dar cumprimento à Lei Estadual Nº 6.253/12, que faculta ao candidato eleito o direito de instituir equipe de transição, com o objetivo de inteirar-se do funcionamento dos órgãos e das entidades das administrações públicas.
Este é o primeiro caso de bloqueio de contas municipais pelo descumprimento da Lei que institui a instalação da comissão de transição dos atuais gestores para os eleitos no último pleito.

Araioses, MA, elege a mulher mais jovem para prefeita no Brasil


Futura prefeita de Araioses tem idade mínima exigida para exercer o cargo (Foto: Teresa Dias)
Futura prefeita de Araioses tem idade mínima
exigida para exercer o cargo (Foto: Teresa Dias
No dia 1º de janeiro de 2013, a banda de forró Garota Safada fará um show aberto ao público no município de Araioses, a 306 km de São Luís. O motivo é a posse da mulher mais jovem a ser eleita prefeita no Brasil. Valéria Leal (PR), de 21 anos, vai comandar, a partir dessa data, a administração daquela cidade.
Com jeito adolescente e medindo apenas 1,50m de altura, Valéria é também a pessoa mais nova a ocupar o cargo no Poder Executivo no Maranhão. A forma de fazer a campanha foi voltada justamente para conquistar os eleitores de sua faixa etária. Para isso, a então candidata fez versões de seu jingle em ritmos populares como forró, brega, axé, dance e até mesmo estilo romântico. Os hits 'Vida de Empreguete', da novela 'Cheias de Charme', e 'Só se for gelada', da banda Aviões do Forró, também ganharam releituras na busca pelo voto.
Ao G1, a futura prefeita contou ter surpreendido os colegas com a decisão de entrar na política e trancar o curso de odontologia em uma faculdade particular de São Luís. “Meus amigos me chamaram de louca logo quando contei a eles, mas depois me apoiaram”, disse.
Ela não esconde que atendeu a um pedido do pai para disputar as eleições deste ano. Manin Leal - atual prefeito do município de SantaQuitéria - não podia candidatar-se, já que está no segundo mandato consecutivo naquela cidade.
Durante a campanha, Valéria usou o nome 'Valéria do Manin', para ter sua imagem ligada à do pai. “Meu pai é natural de Araioses, e esse era o seu sonho. Então, decidi eu mesma realizá-lo. Mas não quero ser igual a ele, quero ser melhor”, afirmou a futura prefeita.
Tenho o povo ao meu lado"
Valéria Leal, futura prefeita de Araioses
Além disso, a jovem conta com o apoio da mãe. Ivonice Leal é vereadora em Santa Quitéria. Em 1997, ela ficou paraplégica, quando levou um tiro na coluna em um suposto atentado. Segundo a família, o ocorrido teve motivação política. Valéria, entretanto, não se intimida com o mundo em que está prestes a adentrar e diz sentir-se confiante no novo cargo. “Tenho o povo ao meu lado”, afirmou.
No último dia 7 de outubro, ela foi eleita, no 1º turno, com 55,22% dos votos válidos. A novata derrotou, além de outros candidatos, a atual prefeita candidata à reeleição, Luciana Trinta (PDS), de 39 anos.
Projetos e dúvidas
Passada a disputa e agora eleita, Valéria fala em investir na infraestrutura de Araioses, cidade que tem o 6° pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. “Quero melhorar a questão do saneamento e abastecimento de água, coisas que as pessoas mais reclamam”, disse.

Além disso, diz querer estabelecer uma Secretaria de Juventude, para ouvir a opinião dos jovens. Também pretende criar  a 'Bolsa Valéria do Manin', auxílio inspirado no 'Bolsa Família' do ex-presidente Lula, que ela cita como um de seus modelos políticos. “Admiro o Lula porque ele veio de uma família pobre e se destacou ajudando a população”, ressaltou.
O fato de ter que comandar homens e pessoas mais velhas na liderança da prefeitura não assusta Valéria. “Não acredito que terei dificuldade, as pessoas não são tão difíceis. Basta que você dê a elas uma tarefa”, disse.
Porém, apesar do entusiasmo com o novo cargo, ela não está certa de que seguirá o caminho da família na política permanentemente.
Valéria revelou que, depois de seis meses, pretende retomar a faculdade e conciliá-la com a prefeitura. “Gosto da política, mas penso em ser dentista ainda. Não tenho certeza sobre a carreira que realmente vou ter no futuro”, finalizou.

A Coordenação de Responsabilidade Social do Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) realizará neste final de outubro e em dezembro várias Oficinas sobre Responsabilidade Social. As Oficinas irão acontecer nas cidades de Parnaíba (dia 29/10), Piripiri (dia 30/10), Teresina (dia 31/10 e 27/11) e Picos (dia 26/11).Os eventos terão como público alvo, empresários e gestores das empresas de todos os portes industriais. “Essa ação visa estimular a prática  da Responsabilidade Social Empresarial nas Indústrias, sensibilizando-as para questões relacionadas à sustentabilidade e buscando com o tema, amenizar os impactos sociais, ambientais e econômicos gerados pelos processos produtivos nas indústrias”, afirmou o superintendente do SES-PI, Mardônio Neiva.
Mardônio Neiva, Superintendente do Sesi-Pi(Imagem:Divulgação)
Mardônio Neiva, Superintendente do Sesi-Pi
O projeto visa uma maior aproximação com as empresas através dos sindicatos patronais, estimulando a responsabilidade social nas indústrias estaduais. Conforme a Coordenadora de Responsabilidade Social do SESI-PI, Kátia Luz, “com isso serão firmadas parcerias com os sindicatos para o desenvolvimento do projeto no sentido de promover um espaço de discussões”.

Para viabilização das Oficinas o SESI-PI promoveu reuniões com a participação de presidentes de sindicatos patronais da indústria piauienses e a coordenação do Núcleo de Responsabilidade Social do regional piauiense.
Fonte: SESI/PI
Um novo estudo finlandês sugere que níveis altos de licopeno no sangue podem estar associados a uma redução significativa do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), efeito que não ocorre com outros antioxidantes. As hortaliças e os legumes, especialmente os tomates, são uma fonte importante de licopeno. 
A análise, publicada no periódico Neurology, acompanhou de forma prospectiva 1031 homens entre 46 e 55 anos por meio da medição dos níveis sanguíneos de 5 antioxidantes e do registro de ocorrências de derrame . 
Durante os mais de 12 anos de acompanhamento ocorreram 67 AVCs, os quais foram mais comuns entre os homens mais velhos e com diabetes . Após levar em conta esses e outros fatores, a probabilidade de ter um acidente vascular cerebral era 55% menor entre os homens cujos níveis de licopeno no sangue estavam entre os mais altos em comparação com os que possuíam os níveis mais baixos da substância.
Não houve associação entre a ocorrência de AVC e os níveis sanguíneos dos outros quatro antioxidantes: alfa-caroteno, betacaroteno, alfa-tocoferol e retinol.

Os autores reconhecem que o número de AVCs foi pequeno e que faltaram dados que controlassem outras possíveis influências da alimentação. Mesmo assim, o tempo de acompanhamento longo e os diagnósticos confiáveis oferecem força considerável ao estudo.
"Recomendo que as pessoas comam regularmente frutas, hortaliças e legumes, incluindo tomates", afirmou o principal autor do estudo, Jouni Karppi, pesquisador da Universidade do Leste da Finlândia. "Além da proteção contra derrames, consumir legumes e hortaliças é benéfico para a saúde de qualquer modo." 
Fonte: Ig.com
Juvenal no momento da prisão
Ontem (24) por volta das 12h30min, compareceu na CIPTur (Companhia Independente de Policiamento Turístico) em Luís Correia a Sra. Sheila Maria Sousa de Araújo de 26 anos, residente no Povoado Lagoa do Barro, Zona Rural de Luís Correia denunciando que seu marido de nome Juvenal de Araújo de 32 anos, havia lhe agredido com um soco no olho esquerdo.  
Sheila com o olho esquerdo lesionado
Uma Guarnição da PM sob o comando do 2º Sargento R. Sousa juntamente com PMs do Serviço Reservado da CIPTur, foram ao local e conseguiram prender Juvenal, que alegou ter perdido a cabeça e devido a muitas cobranças e ciúmes por parte da esposa, em um momento impensado deferiu um soco atingindo o olho da vítima.

O amor é lindo

Juvenal foi conduzido para Delegacia de Luís Correia, mas ao chegar na Delegacia, o amor, renasceu no coração de Sheila, que resolveu não levar o caso adiante e recusou-se a aceitar o flagrante pela Lei Maria da Penha contra o seu marido.

Blog Luiscorreiapolicia24horas

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 30 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.436 da Mega-Sena sorteadas na noite desta quarta-feira (24).
O valor do próximo prêmio, que será sorteado no sábado (27), acumulou em R$ 30 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.
Os números sorteados em Vitória, no Espírito Santo, foram: 01, 13, 23, 24, 30, 57 .
Ao todo, 127 apostadores acertaram a quina e levaram R$ 21.218,15 cada um. Outras 9.275 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 415,04 cada.
As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das 11,6 mil unidades lotéricas do País. As apostas custam a partir de R$ 2,00.
Fonte: Ig.com
A juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivaní de Vasconcelos condenou o prefeito de Cocal, Fernando Sales de Sousa Filho, e Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estado.

O Ministério Público pediu a “condenação do réu nas penas previstas no artigo 12 da Lei nº 8.429/92, por pratica de ato de improbidade previsto no artigo 11, caput, e inciso II, eis que reiteradamente deixou de pagar os salários dos servidores públicos do Município de Cocal, conforme determinado em ordem judicial”.

De acordo com a sentença da juíza, o “réu vem ao longo destes anos recebendo os recursos Públicos religiosamente, e efetuando o pagamento dos salários dos servidores, sempre em atraso, quando bem quer, apesar da Liminar determinando o pagamento dos salários dos servidores até o décimo dia do mês subsequente”.
O prefeito foi condenado ao “ressarcimento integral do dano causado ao erário público, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa civil de cem vezes o valor da remuneração percebida pelo réu no seu cargo de Prefeito Municipal, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos e a perda da função pública do cargo”.

O prefeito voltou ao cargo no mês de setembro depois que ingressou com recurso no TSE após ser afastado acusado de infidelidade partidária por ter se desfiliado do DEM e migrado para o PSB.
Fonte: GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário