Será obrigatório o uso de
simulador
nos centros de formação de
condut
ores (CFCs), conhecidos
como autoescolas a partir de 2013.
De acordo com o Ministério
das Cidades, o simulador de
direção veicular deverá ser
obrigatório em todas as auto
escolas
do País. O equipamento
foi desenvolvido pela
Universidade Federal de
Santa Catarina.
simulador
nos centros de formação de
condut
ores (CFCs), conhecidos
como autoescolas a partir de 2013.
De acordo com o Ministério
das Cidades, o simulador de
direção veicular deverá ser
obrigatório em todas as auto
escolas
do País. O equipamento
foi desenvolvido pela
Universidade Federal de
Santa Catarina.
O simulador será usado por cinco
aulas após o aluno ter feito o
curso teórico, antes de iniciar a
prática nas ruas. “Nós achamos
que ainda é um pouco prematuro fazer uma avaliação se efetivamente o simulador
pode aprimorar o processo de formação de condutores. Nos parece, a princípio
, que sim, que pode aprimorar”, disse Souza.
aulas após o aluno ter feito o
curso teórico, antes de iniciar a
prática nas ruas. “Nós achamos
que ainda é um pouco prematuro fazer uma avaliação se efetivamente o simulador
pode aprimorar o processo de formação de condutores. Nos parece, a princípio
, que sim, que pode aprimorar”, disse Souza.
O ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, defendeu a implementa
ção
do simulador. Segundo ele, a preocupação maior do governo é com a segurança
no trânsito e dos alunos. “É uma adequação, assim como em diversas áreas,
em diversos transportes já existem adoção do simulador, antes que se faça a prática
no próprio veículo. A partir daí, você garante ao condutor, ou ao futuro condutor,
que
ele tenha segurança antes de ir para as ruas”, disse.
ção
do simulador. Segundo ele, a preocupação maior do governo é com a segurança
no trânsito e dos alunos. “É uma adequação, assim como em diversas áreas,
em diversos transportes já existem adoção do simulador, antes que se faça a prática
no próprio veículo. A partir daí, você garante ao condutor, ou ao futuro condutor,
que
ele tenha segurança antes de ir para as ruas”, disse.
A obrigatoriedade do uso de simulador poderá fazer com que o preço do curso
de habilitação aumente. A afirmação é do presidente da Federação Nacional
das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores (Feneauto), Magnelson
Carlos
de Souza.
de habilitação aumente. A afirmação é do presidente da Federação Nacional
das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores (Feneauto), Magnelson
Carlos
de Souza.
A questão do custo, segundo o ministro, ainda está sendo discutida e não deverá
afetar significativamente o preço dos cursos oferecidos aos futuros condutores.
“A própria autoescola tem condição de adquirir um carro popular como instrumento
de formação e o [custo do] simulador significa um veículo popular, portanto, não
alterará ou não justificará um aumento expressivo ou não justificará um aumento
na prestação dos alunos por conta do simulador”, disse Ribeiro. O ministro ressaltou
que a grande demanda das autoescolas pelo novo equipamento induzirá a
uma diminuição no preço do simulador.
afetar significativamente o preço dos cursos oferecidos aos futuros condutores.
“A própria autoescola tem condição de adquirir um carro popular como instrumento
de formação e o [custo do] simulador significa um veículo popular, portanto, não
alterará ou não justificará um aumento expressivo ou não justificará um aumento
na prestação dos alunos por conta do simulador”, disse Ribeiro. O ministro ressaltou
que a grande demanda das autoescolas pelo novo equipamento induzirá a
uma diminuição no preço do simulador.
Para a coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito
do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maria Cristina Hoffmann
, a implementação do simulador faz parte de uma série de ações do governo
para alcançar a meta estipulada, em uma resolução da Organização das Nações
Unidas (ONU), de reduzir em 50% mortos e feridos em acidente de trânsito.
do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maria Cristina Hoffmann
, a implementação do simulador faz parte de uma série de ações do governo
para alcançar a meta estipulada, em uma resolução da Organização das Nações
Unidas (ONU), de reduzir em 50% mortos e feridos em acidente de trânsito.
“A resolução foi assinada por 178 países, inclusive o Brasil. Em diversos
países o simulador já é usado. É melhor corrigir no simulador do que depois
na rua”, disse.
países o simulador já é usado. É melhor corrigir no simulador do que depois
na rua”, disse.
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atesta que o cidadão brasileiro está
apto a conduzir veículos. O porte é obrigatório para quem está dirigindo. O modelo
atual de CNH possui fotografia da pessoa, o número da Carteira de Identidade (RG)
e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, a CNH pode ser utilizada
para identificação em todo território nacional.
apto a conduzir veículos. O porte é obrigatório para quem está dirigindo. O modelo
atual de CNH possui fotografia da pessoa, o número da Carteira de Identidade (RG)
e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, a CNH pode ser utilizada
para identificação em todo território nacional.
O Código de Trânsito Brasileiro divide a habilitação para dirigir em cinco categorias:
A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro
lateral (motos);
lateral (motos);
B: condutor de veículo motorizado não abrangido pela categoria A, com peso bruto
total inferior a 3.500 quilos e lotação máxima de oito lugares, além do
motorista (automóveis);
total inferior a 3.500 quilos e lotação máxima de oito lugares, além do
motorista (automóveis);
C: condutor de veículo motorizado usado para transporte de carga, com peso
bruto superior a 3.500 quilos (como caminhões);
bruto superior a 3.500 quilos (como caminhões);
D: condutor de veículo motorizado usado no transporte de passageiros, com
lotação superior a oito lugares além do motorista (ônibus e vans, por exemplo);
lotação superior a oito lugares além do motorista (ônibus e vans, por exemplo);
E: condutor de combinação de veículos em que a unidade conduzida se enquadre
nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada ou rebocada tenha peso bruto
de 6 mil quilos ou mais; ou cuja lotação seja superior a oito lugares; ou, ainda, que
seja enquadrado na categoria trailer.
nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada ou rebocada tenha peso bruto
de 6 mil quilos ou mais; ou cuja lotação seja superior a oito lugares; ou, ainda, que
seja enquadrado na categoria trailer.







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